A humanização dos animais de estimação é cada vez mais tendência. É de fato reflexo de toda ocitocina (Hormônio do amor) que alimenta a relação entre o pet e nós, e apesar dessa pratica aquecer o mercado pet há uma onda que vai contra essa conduta e tem descoberto um mercado de muitas oportunidades e gratificação!
Na vida silvestre os animais gastam boa parte do tempo ocupados, a procura de comida.
Com uma nova realidade, vivendo em pequenos apartamentos e casas, com tutores que se ausentam durante grandes períodos de horas, os animais tendem a ficar mais nervosos e procuram um meio de liberar sua energia.
Os primeiros sinais dessa energia acumulada tendem a aparecer nos móveis da casa e muitas vezes chega a se estende até o próprio corpo do pet, com mutilações por exemplo.
Como tutor a felicidade do nosso animalzinho é a nossa felicidade, e no anseio de proteger e cuidar acabamos os humanizando e tornando-os mais distantes de seus instintos naturais.
Por isso, há uma nova tendência o “enriquecimento ambiental”, que prioriza a qualidade de vida do animal respeitando sua natureza.
A técnica já é utilizada em animais de cativeiro pelo mundo mas a tendência chegou apenas agora no Brasil.
A expressão pode assustar mas na pratica se trata apenas da adequação do ambiente em que o pet vive para reproduzir/assemelhar a vida livre. Se trata de respeitar o instinto natural do animal.
O enriquecimento ambiental vai depender da raça de seu animal, com a aquisição de objetos/brinquedos, além dos estímulos realizados pelo próprio tutor.
Com a correria desta geração os tutores tendem a passar cada vez menos tempo com o seu pet, e buscam meios de manter seus companheiros peludos ocupados e felizes.
Cabe ao vendedor apresentar aos tutores objetos e brinquedos que facilitarão a vida do animalzinho e do dono.
Veja abaixo algumas opções de objetos e brinquedos que enriquecem o ambiente para o animal:
De todos os formatos e tamanhos, eles estimulam o pet a “caçar” sua comida. O mais comum é a “Bola para ração” com uma abertura lateral.
O mercado possui desde mantas, tapetes, até estruturas próprias para o seu animal transitar, e brincar muito!
Além de fazer o desgaste das unhas eles evitam arranhões e estragos em seus estofados e móveis.
Para os gatos é definitivamente uma aventura subir em estruturas altas, eles amam suportes para subir e transitar, além da aventura e do desafio de alcança-los.
O fluxo de informações das redes sociais exige que estejamos atualizados e se tratando do segmento pet, falar a mesma língua do tutor é fundamental para garantir a fidelização de seu cliente.
É importante estar sempre informado sobre as novidades, principalmente aquelas que influenciam diretamente no bem estar do animal.
A verdade seja dita, não vamos parar de mimar nossos animaizinhos mas é sempre importante lembrar e respeitar a natureza de seu pet.
Então invista em brinquedos e objetos facilitadores, além de instruir os colaboradores do atendimento sobre este assunto, fomentando ainda mais a saída de brinquedos, arranhadores, suportes e muito mais!
Para mais dicas sobre o mundo pet, fique ligado em nosso blog.
E, se ainda não faz uso do UnicusPet, confira em nosso site http://unicuspet.com.br/ entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas e fazer parte deste time de crescimento!