cuidados-gata-gestante

Cuidados com a Gata gestante

Escrito por Fabricio Correa em .

Se você tem uma gata gestante em casa sabe que ela necessita de alguns cuidados e atenções. Entenda o que fazer para ajudar sua gata a passar por esta fase de forma tranquila e feliz.

Alimentação balanceada

Durante a gestação dos felinos, assim como a humana, a gestante necessita de mais nutrientes para ela e para os filhotes, por isso é preciso apostar em rações ricas e nutrientes e vitaminas.

Busque orientação em seu pet shop de preferência, e fique atento se sua gatinha está se alimentando.

Procure ajuda de um Veterinário

gata-gestante
Book de gatinha gestante olhando para a barriga como se estivesse a admirando (Foto: Elô Gomes/ Instagram)

Você deve procurar orientação de um veterinário desde os primeiros sinais de que sua gata esta prenha. De preferência o profissional que já conhece o seu pet e seu histórico.

O especialista pode checar a saúde da felina e de sua gestação, solicitar exames, prescrever algumas orientações especificas sobre o cuidado ou até suplementação. Tudo para avaliar o desenvolvimento dos filhotes e garantir a saúde de seu felino.

Elas podem e devem brincar

Os gatos em geral adoram brincar e são extremamente amorosos. Por isso adoram subir em cima de tudo, derrubar as coisas, andar por todo o lado mas também amam um colo. E neste período de gestação as gatinhas continuam com energia mas a sua disposição muda um pouco.

E as gatas entendem as mudanças e as limitações do seu corpo conforme elas vão surgindo e começam a evitar situações de risco que podem afetar a ela e aos filhotes.

Mas é preciso cuidado com os humanos a volta. No momento de pegar no colo ou de brincar, pois ela estará mais sensível e vulnerável. Qualquer movimento brusco pode machucá-la.

Separe um ambiente para ela

Os gatos são muito independentes, em todos os quesitos, inclusive no parto. Veterinários afirmam que não é preciso a intervenção dos tutores, salvo se caso for o primeiro parto ou em algumas exceções devido a idade, tamanho, etc.

Pouco antes de parir a gata procura um ambiente seguro, quentinho, como um “ninho” para aconchegar seus filhotinhos no momento tão esperado.

Prepare um tecido para que ela possa ter um lugar confortável, e próximo deixe a agua e a ração, facilitará muito para ela!

Os primeiros dias

Apesar da vontade de fazer carinho na mamãe e nos bebes, deixe-os tranquilos por pelo menos 7 dias.

Evite visitas de estranhos, faça com que ela se sinta segura pois com tudo isso ela vai se estressar facilmente, pois ela naturalmente estará em alerta com a segurança dos filhotes.

Gostou do conteúdo? Conheça essas e outras dicas UnicusPet em nosso blog.


Conheça também nossa startup de gestão para Clínicas veterinárias e Pet shop, clique aqui e instale nossa versão gratuita.

Assine e receba dicas sobre gestão e inovação no segmento PET