Independente de seu ponto de partida, se o seu objetivo é melhorar a rentabilidade de sua empresa um facilitador é o Ticket Médio.
Vamos falar sobre esse indicador de desempenho, como calculá-lo e qual sua importância.
O ticket médio um indicador de desempenho que analisa a efetividade de sua equipe comercial em fechar vendas mais vantajosas.
Apesar da maioria das pessoas desconhecerem esse indicador seu calculo é bem simples, confira mais.
Para realizar o calculo é bem simples, basta utilizar a fórmula:
Faturamento total do mês / Quantidade de vendas no mês = Ticket médio.
Desta forma você poderá checar a média geral das vendas daquele período e comparar ao valor de oferta mais alta da empresa.
Segue um exemplo:
Você possui 3 tipos de pacote de serviços:
Simples á R$50,00, o Médio á R$100,00 e o Premium á R$150,00
Dentro de um mês o atendimento fez a venda de 20 pacotes de serviço. Destes:
O faturamento total com a venda de pacotes de serviço foi de R$ 2.100,00 naquele período. Jogando em nossa fórmula:
(Faturamento do mês) R$ 2.100,00 / 20 (total de vendas) = R$105,00
É possível notar que o valor médio de vendas está próximo ao valor do pacote médio que é de R$ 100,00.
Ao analisar as vendas de pacotes de serviço no período de um mês chegamos á um valor médio de vendas de R$ 105,00, mas o que fazer com este número?
Além de traçar estratégias para vender mais, o empresário deve estar atento a outro detalhe:
Não basta apenas fazer muitas vendas, você precisa fazer boas vendas!
Além da quantidade, a equipe precisa estar engajada em vender os produtos com o valor agregado maior, sempre focando na venda dos produtos e serviços com maior valor, entregando qualidade superior ao cliente e rentabilidade maior ao negócio.
O Ticket médio está diretamente ligado á analise do faturamento da sua empresa, e com isso o objetivo é aumentar seu valor.
Se o valor desse indicador aumenta significa que seus clientes estão gastando mais em suas compras, mesmo sem entrar em mérito de aumento na quantidade de vendas já é possível sentir a diferença no faturamento.
Os vendedores são a alma de seu negócio!
Investir em treinamento para a sua equipe é o passo inicial, mas é importante que sua equipe conheça esse e outros indicadores que visam o aumento do faturamento e das vendas.
Quer saber mais sobre esta estratégia de venda, confira também nosso artigo sobre Cross-selling.
A UnicusPet é uma ferramenta de gestão de Clínicas veterinárias e Pet shop, confira mais.