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Dicas de como fazer o controle de vendas efetivo de sua Clínica veterinária ou Pet shop

Escrito por Fabricio Correa em .

Para conseguir traçar metas e visualizar o crescimento do seu negócio é preciso fazer o controle de suas vendas, conheça agora algumas dicas de como fazer o controle de vendas de sua clínica veterinária ou Pet shop.

Se organize

O primeiro passo é ter um ambiente para lançar as saídas e entradas e organizar seu caixa.

Para isso conte com a ajuda de um software de gestão, além de permitir fazer esses lançamentos também faz a emissão de relatórios de análise para que você possa analisar o desenvolvimento da sua empresa.

Nós sabemos que o carro chefe de todo negócio são as vendas, por isso, fazer um controle de vendas efetivo é o indispensável para o seu negócio.

Registre tudo!

Tenha em mãos o seu histórico de vendas, é importante que você registre todas as vendas.

Caso contrário você pode enfrentar problemas como:

  • Desfalque no estoque
  • Falsa avaliação financeira
  • Perdas

Para isso, é importante não só registrar o produto ou serviço vendido mas também os dados do cliente, se atente em registrar também:

  • Nome do cliente
  • Nome do funcionário
  • Data
  • Forma de pagamento

Com essas informações podem gerar uma avaliação sobre o perfil de seus clientes, forma de pagamento que possuem preferência, produtos mais vendidos, entre outros.

Afinal, qual a relevância de possuir essas informações? acompanhe abaixo.

Planejamento

Com um acompanhamento de suas vendas é possível fazer alguns comparativos, e identificar algumas informações valiosas, como:

  • Produto/serviço com maior número de vendas
  • Produto/serviço com maior margem de lucro
  • Item com mais perda (vencimento)
  • Produtos que não tiveram saída
  • Produtos que são vendidos juntos

Entre outras informações, que podem ser um fundamentais para saber onde melhor investir e onde economizar e fazer o planejamento dos seus investimentos.

Além disso, com as informações de venda é possível fazer uma Projeção do ano, saber quais épocas há menos procura no seguimento e poder avaliar os possíveis cenários e se antecipar com diversidades que possam ocorrer.

Acompanhe os resultados de sua equipe

Sua equipe de comercial/atendimento carregará sua marca, o nome de sua empresa. Por isso, aposte em treinamentos e faço o acompanhamento dos resultados de sua equipe.

Registrando todas as vendas e as principais informações é possível fazer um acompanhamento do desenvolvimento de sua equipe o que facilitará na identificação dos melhores vendedores e quais os canais de venda ou abordagem é mais efetivo.

Para medir a efetividade de sua equipe leia também sobre ticket médio um calculo para mensurar se a equipe de vendas está tendo um bom desempenho.

Faça um comparativo dos resultados individuais e de sua equipe. Para que você possa direcionar os esforços de sua equipe no que for mais vantajoso para sua empresa e engajar seus vendedores a terem uma performance melhor.

Quanto mais cedo, mais fácil.

Se você está começando agora já tem uma vantagem. Comece desde cedo a se organizar e registrar tudo, a longo prazo fará toda a diferença.

Mas se você já possui uma clínica veterinária ou Pet shop que já está ativo a muito tempo não se desespere, ainda há tempo para começar a se organizar.

Portanto conheça agora nosso software de gestão UnicusPet e tenha uma ferramenta de qualidade que fará a emissão de relatórios de análise de vendas para facilitar sua análise financeira, planejamento, entre outras funcionalidades que o sistema disponibiliza.

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