Apesar do termo em inglês aparecer assustador, o cross-selling pode ser definido por “vendas-cruzadas”, para entender melhor essa estratégia de vendas confira no artigo abaixo.
Diferente de várias estratégias de venda, o cross-selling não é uma estratégia para aumentar os números das vendas ou de clientes, mas sim aumentar o valor de compra de seus clientes.
Mas, o que de fato é “cross-selling“?
Apesar de soar assustador, o termo muito utilizado em inglês na verdade se trata de vendas complementares.
Quando você acessa um site e ele oferece outros produtos que relaciona com o produto da compra, isso é cross-selling.
Mas, como essa técnica pode ser inserida no seu comercio de atendimento pet, você vê no próximo tópico.
O segredo para o sucesso com essa técnica é a pertinência no momento das sugestões de compra.
Mas é neste momento que se deve ter todo cuidado, ou se não, poderá causar o efeito contrário e perder a venda, além de assustar o cliente.
Precisa-se saber o momento certo, a deixa, para oferecer ao cliente. Não dá para surpreender o cliente com uma pilha de produtos e ofertas que, em um momento apropriado seriam muito validos.
O vendedor deve ter tato para avaliar o interesse do cliente, caso ele tenha deixado claro o interesse em um serviço ou produto específico, tudo que o vendedor oferecer será rejeitado.
Nesse caso, a paciência é que vai determinar as vendas a este cliente.
Além de saber a deixa para introduzir o assunto, a decisão de compra também se dá por casar a oferta ao interesse primário do cliente.
É importante manter as ofertas no mesmo nicho do produto procurado, e de preferência na mesma faixa de preço. Desta forma, a probabilidade de fechar as vendas com os itens ofertados, é grande.
Para sustentar a decisão do cliente, ofertas exclusivas crescem o olho do publico.
Desconto pela quantidade de produtos. Quanto maior a quantidade da compra, maior é o desconto ofertado.
Pacotes e Kits montados com produtos que se complementam tanto no uso como no atendimento de múltiplas necessidades que o cliente pode ter, pode ser muito atrativo para o cliente.
Principalmente, pela vantagem dos valores serem mais baixos que comprando individualmente.
Aplicar as técnicas de cross-selling em seu pet shop ou clínica veterinária pode ser decisivo para o aumento de suas vendas, estudos apontam que pode subir em 10% á 30% os valores de venda.
Mas além deste retorno financeiro, a fidelização do cliente para a garantia do giro de compra também é o objetivo desse técnica.
No momento do atendimento deste cliente, esse momento não se torna apenas uma oferta de produtos mas uma conversa sobre as necessidades do pet.
É neste momento que o seu cliente sente confiança.
Seguindo as dicas acima, você pode garantir sucesso no setor de vendas, mas para isso seria necessário um boa gestão do seu negocio, saiba mais.